Cobra do Milho


Nome comum: Cobra do milho

Nome científico: Panterophis guttatus guttatus

Família: Colubridae









Habitat natural: Esta espécie é nativa do E.U.A. e encontra-se em florestas com pinheiros, em algumas zonas rochosas, prados e perto de campos de cereal.

Descrição:
São cobras relativamente pequenas, ficam com 90-180cm mas raramente ultrapassam os 160cm. Neste momento por consequência de várias criações em cativeiro estas apresentam-se em imensas fases. Por norma esta espécie é calma, mas por vezes em bebe pode ser um pouco agressiva mas com o crescimento vai acalmando. São cobras nocturnas e terrestes, mas por vezes andam por zonas altas. A esperança media de vida é cerca de 12 mas em alguns casos pode ser mais.
Terrário:
Em pequenas devem ser mantidas num faunario para não stressarem, por exemplo pode ser uma caixa de arrumação devidamente ventilada e á prova de fugas. Deve conter dois esconderijos, um na parte quente e outro na parte fria (dois rolos de papel higiénico servem para o efeito), e uma taça com água. Em adultas um terrário com 90x40x40cm seria a melhor opção.

Substrato:
Existem vários tipos de substrato desde bark, aspen, faia, coco husk, papel de cozinha entre outros. Em bebes o papel de cozinha é o mais indicado, por ser mais fácil de limpar e monitorizar as defecações. Quando se usa qualquer tipo de substrato solto, deve-se sempre alimentar o animal fora do terrário para não haver uma ingestão acidental de substrato, pois pode provocar uma impactação intestinal e podendo levar á morte.

Aquecimento/Iluminação:
Os répteis são animais de sangue frio, ou seja, dependem da temperatura ambiente para regular a sua por isso necessitam de aquecimento. Este pode ser feito por cabo, tapete, ou lâmpada de aquecimento controlado por um termostato, a sonda deve estar justo ao aquecimento. Este deve ocupar cerca de 1/3 do terrário. Neste caso o tapete ou cabo seria o mais indicado visto as cobras do milho serem maioritariamente terrestres. No lado quente a temp. deve ser á volta de 28/29°c e no frio cerca de 26°c. A questão da iluminação é muito simples basta o local do terrário estar iluminado mais ou menos 12 horas, para simular o ciclo noturno/diurno.

Alimentação:
Em bebes são alimentadas de 5 em 5 dias, um pinkie (rato recém nascido), e depois em 7 em 7, e por final de 15 em 15. Por norma o peso da refeição deve ser cerca de 10 a 15% do peso corporal da cobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário